A impressão digital é um dos métodos mais utilizados para a produção de materiais gráficos em geral. Permitindo a otimização de pequenas demandas e promovendo maior agilidade, a impressão digital tem muitos pontos em seu favor, como a constante inovação tecnológica.
Hoje não há nada que desafie a qualidade da impressão digital. Equipamentos atuais permitem uma excelente impressão em mídias diversas e ainda permite o uso de dados variáveis.
A questão da versatilidade também é um fator benéfico. Afinal, equipamentos sofisticados permitem impressão em substratos diversos, como papéis
lisos,
foscos,
cintilantes,
texturizados,
PVC, etc.
Existe também uma ampla variedade de gramaturas que podem ser utilizadas.
Com o advento da impressão digital, foi possível a redução de custos, gerando maior economia. Isso ocorre pois, em impressões de pequena tiragem, é possível renovar materiais que precisam da correção de informações, por exemplo.
Por meio de uma nova impressão, o erro é corrigido. Esse caso não seria viável em uma impressão em larga escala, cujos impressos ficariam defasados e, provavelmente, seriam inutilizados.
A Impressão de informações variáveis, conhecida como Dados Variáveis (Variable Data Printing – VDP) permite a utilização de uma infinidade de dados. Informações como textos, nomes, fotos, imagens, códigos de barras e QR Codes individualizam o impresso e tornam a propaganda sob medida.
A impressão digital permite, dentre tantas facilidades, a oportunidade de se criar conteúdos personalizados e diferenciados, cada impresso passa a ser único, assim como o cliente.
Ao invés de produzir 10 mil impressões de um único documento, entregando uma única mensagem para 10 mil clientes, a impressão de dados variáveis permite imprimir 10 mil documentos diferentes com mensagens personalizadas para cada cliente.
Sendo assim, a impressão digital está cada vez mais inserida na realidade do setor gráfico atual, uma vez que este mercado demonstra a importância da comunicação segmentada, personalizada e individualizada.